Novas Economias, Território, Trabalho e Transição

O 2° seminário EFC Maricá ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro 2023, no Espaço Diamond Eventos (R. Clarice Lispector, 54A – Itapeba, Maricá). O evento teve o objetivo de debater as novas abordagens econômicas territoriais e as dinâmicas de relação com o trabalho dentro de um processo de transição do atual modelo industrial, financeirizado e globalizado.

O modelo econômico industrial vive uma de suas maiores crises com desdobramentos nas áreas ambientais, sociais e econômica. A necessidade de se debater soluções no nível do território e o debate sobre seu processo de transição são necessários para o encaminhamento de soluções.

A mudança de modelo econômico pressupõe o resgate do território, de seus valores intrínsecos, pelas regulamentações locais e regionais (como também nacionais) e de uma nova ressignificação de produção de valor dentro das empresas. Esta mudança de modelo deve articular os diversos desafios ecológicos, econômicos, sociais e territoriais.

Maricá é uma cidade preocupada com as questões econômicas, ecológicas e sociais em seu território e tem investido em diversas iniciativas para repensar o modelo industrial vigente, com investimentos no bem viver de sua população, como moedas sociais, transporte público gratuito, agroecologia, economia local, dentre outros.

Veja a página do evento aqui: https://ecossistemasmarica.com.br/seminario-efc/

A transmissão das palestras está disponibilizado no Youtube:

Palestrantes:

  • Francisco Duarte, PEP/ COPPE/ UFRJ – Professor Doutor, coordenador do Programa de Engenharia de Produção, da COPPE/ UFRJ, diretor do Clube EFC Rio e coordenador do projeto Ecossistemas Cooperativos e Desenvolvimento Local na cidade de Maricá, em parceria com o ICTIM
  • Francisco Lima, DEP/ UFMG – Professor titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Christian du Tertre, laboratório ATEMIS, França – Economista, diretor científico do Laboratório de Intervenção e Pesquisa – ATEMIS.
  • Thierry Debuc, laboratório ATEMIS, França – Ergonomista e pesquisador do Laboratório de Intervenção e Pesquisa – Atemis
  • Timothée Huck, Jardins de la Voie Romaine – Diretor das hortas para inserção profissional “Jardins de la Voie Romaine”, ligados à rede dos Jardins Cocagne.
  • Sandro de Gasparo, Laboratório ATEMIS e IEEFC, França – Pesquisador do Laboratório de Intervenção e Pesquisa ATEMIS e responsável pelas relações institucionais do Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (IEEFC). 
  • Martin Bobel, Réseau National des Ressourceries et Recycleries, França – Especialista da Rede Nacional de “Ressourceries et Recycleries” (RnRR) e “Réseau Francilien du Réemploi” (REFER) e da Rede Parisience de Réemploi.
  • Valérie Pueyo, Université Lumière Lyon 2, França – Professora de Ergonomia do Instituto de Estudos do Trabalho de Lyon (IETL), da Université Lumière Lyon 2
  • Julien Adda, Réseau Cocagne, França – Diretor da “Rede Cocagne”, que visa o apoio socioprofissional de reingresso ao emprego sustentável.
  • Manuel Farías Viguera, Fundación Chile – Diretor de Trajetórias de Educação Técnica e Formação Laboral na Fundação Chile e membro da Comissão de Peritos Reguladores de Taxas de Ensino Superior. Além disso, é Professor Estadual de Espanhol e Filosofia na Universidade de La Serena.
  • Claudia Razeto Pavez, Fundación Chile – Diretora do projeto “Caletas Sustentaveis”, pela Fundação Chile, possui mais de 10 anos de experiência liderando e gerenciando projetos de inovação na área de alimentos e pesca artesanal.
  • Luis Enrique Levin, Consultor – Graduado em Cooperativas e Mutualismo, atua como consultor em Mercados Locais e do Programa “O mercado em seu bairro” (Comissão Interministerial), além de ser tutor do Open Diploma de Inovação (Universidade Tecnológica Nacional).
  • Marcela Saldivia (Argentina) – Pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), da Argentina, coordenando projetos relacionados a Alimentos e Bens de Consumo.