Transição ecológica e societal: articulando sustentabilidade, trabalho e modelo econômico

O 3° seminário EFC Maricá ocorreu nos dias 10 e 11 de dezembro 2024, no Espaço Diamond Eventos (R. Clarice Lispector, 54A – Itapeba, Maricá). O seminário se insere num projeto mais amplo estabelecido entre o PEP/COPPE/UFRJ e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá – ICTIM, intitulado: Ecossistemas Cooperativos e Desenvolvimento Local na cidade de Maricá. Com o seminário se pretende debater com pesquisadores internacionais, nacionais e, sobretudo, com os atores locais sobre novas economias e o desenvolvimento territorial, com foco em ecossistemas na área da alimentação e segurança alimentar, e introdução do debate nos ramos da economia criativa e da neo-industrialização.

A necessidade de se debater soluções no nível do território e o debate sobre seu processo de transição são necessários para o encaminhamento de soluções. A mudança de modelo econômico pressupõe o resgate do território, de seus valores intrínsecos, pelas regulamentações locais e regionais (como também nacionais) e de uma nova ressignificação de produção de valor dentro das empresas. 

Esta mudança de modelo deve articular os diversos desafios ecológicos, econômicos, sociais e territoriais a partir de um novo reordenamento das ações das cidades, entre cidades e entre os espaços urbanos e rurais. Um modelo que propicie o reencontro do ser humano com seu trabalho e que resgate o valor do trabalho na produção de produtos e serviços. 

Nestas condições, uma nova etapa na democracia precisa ser construída passando pela participação e engajamento na transformação dos territórios, que chamamos de democracia societal. O debate sobre os novos modelos econômicos vai neste caminho, abrindo a discussão para uma nova realidade que emerge a partir do local. A economia da funcionalidade e da cooperação, a economia social e solidária e a economia circular constituem alternativas a serem efetivamente debatidas em suas especificidades.

Saiba como foi o evento aqui: https://ecossistemasmarica.com.br/seminario-ect-2024/

A transmissão das palestras está disponibilizada no Youtube:

Palestrantes:

Francisco Duarte (UFRJ)

Professor Doutor, coordenador do Programa de Engenharia de Produção, da COPPE/ UFRJ, diretor do Clube EFC Rio e coordenador do projeto Ecossistemas Cooperativos e Desenvolvimento Local na cidade de Maricá, em parceria com o ICTIM

Claudio Gimenez

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade de Nova Iguaçu (UNIG), com mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutorando no Programa de Engenharia de Produção, COPPE/ UFRJ. Cláudio Gimenez é professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e professor na graduação da UNIABEU. Atualmente, é o Presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá – ICTIM

Marcio Campos (ICTIM)

Professor concursado da FAETEC, formado em informática pela PUC-Rio, com intercâmbio pela universidade de Illinois. Mestre em Sistemas e Computação pela COPPE/ UFRJ e Doutorando no Programa de Engenharia de Produção, COPPE/ UFRJ. Atual diretor de tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e diretor do TI Rio. É também produtor e apresentador do programa Ciência em Movimento, da TV Petrópolis e autor de três livros sobre Gestão de Inovação, Ciência e Tecnologia aplicados a espaços educacionais, redes de ensino e cidades.

Francisco Lima

Professor titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com experi6encia na área de Engenharia de Produção e Ergonomia, vem se dedicando a pesquisas em Economia Solidária e Desenvolvimento Local.

Christian du Tertre

Economista, diretor científico e cofundador  do Laboratório de Intervenção e Pesquisa – ATEMIS, trabalha apoiando estratégias relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com a transição do modelo econômico para a Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

Pascal Béguin

Professor do Institut d’Etude du Travail de Lyon, da Université Lumière Lyon 2, pesquisador na unidade “UMR 5600, Environment City Society” e no LaBex Intelligence of Urban Worlds. Suas pesquisas atuais se concentram em métodos de design inovadores para transições de trabalho no contexto do desenvolvimento sustentável.

Suzi Clementino

Empresária com mais de 30 anos de experiência no ramo de alimentação, Suzi Clementino é também advogada e fundadora do Polo de Gastronomia de Botafogo, no Rio de Janeiro. Atua como conselheira do Fundo ELAS de Investimento Social para Mulheres e integra o conselho dos Polos de Gastronomia do Rio de Janeiro, contribuindo para o fortalecimento do setor gastronômico na região. Atualmente, Suzi é CEO do Empório I Piatti, localizado em Maricá, uma fábrica especializada em massas e farinhas funcionais sem glúten, que também abriga um espaço dedicado à análise de alimentos.

Barbara Oggioni

Professora Doutora no Departamento de Design e Tecnologia da Escola de Engenharia da UFF e pesquisadora do Programa de Engenharia de Produção  da COPPE/ UFRJ). Possui graduação em Desenho Industrial pela UFRJ, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção na COPPE/ UFRJ e doutorado em Ergonomia pela Université Lumière Lyon 2.

Ricardo Silveira

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ. É doutorando no Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia e Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Ergonomia da Concepção, Ergonomia e Território, Tecnologia Social, Agroecologia, Economia da Funcionalidade e da Cooperação, Economia Solidária

Marcelo Souza

Engenheiro de Produção (UFMG). Mestre e Doutor em Engenharia de Produção (UFMG), com período sanduíche em Santiago de Cali – Colômbia (UNIVALLE). Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG. Atua nas áreas de Ergonomia, Inovação Social e Qualidade. É coordenador do Núcleo Alter-Nativas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economias Alternativas e sócio-fundador e membro do Conselho Científico do Instituto ATEMIS. Integra a Rede Lixo Zero Santa Tereza.

Moisés Coelho

Professor/Pesquisador do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM). Membro da Incubadora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICETec) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Economia, Tecnologia, Gestão e Inovação (NETGI). Tem como linhas de pesquisa os seguintes temas: Ergonomia e Segurança no trabalho; Gestão da Produção e Lean Manufacturing; Gestão da Inovação e Indústria 4.0 com foco no Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. Doutorando do PEP/COPPE/UFRJ.

William Azalim

Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia da Atividade e na Economia da Funcionalidade e da Cooperação. Diretor do Instituto Atemis e Integrante do Núcleo Alter-Nativas de Produção.

Teresa Correa

Fundadora e integrante da Central de Integração Cooperativa Cecosesola. Experiência no trabalho direto e reflexivo acerca da operação da rádio comunitária, da escola de integração, do hospital cooperativo, das feiras de consumo e de outras iniciativas.

Roberto Bartholo

Professor Titular da UFRJ. Atua na área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ, onde coordena o Laboratório de Tecnologia e Diálogos e Sítios (LTDS). É graduado em Economia pela UFRJ e em Teologia pela PUC/Rio, com mestrado em Pesquisa Operacional pelo PEP/COPPE/UFRJ e doutorado em Antropologia Filosófica pela Universidade de Erlangen-Nürnberg (Alemanha). Sua atuação acadêmica cobre os campos temáticos de humanidades digitais, patrimônio relacional e empreendedorismo situado. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado – FAPERJ.

Blanca Dien

Graduada em Nutrição pelo IBMR, possui bacharelado em Museologia e mestrado em Memória Social pela UNIRIO. Atuando no campo da Museologia Social e a Etnomuseologia, coordenou o Museu da Limpeza Urbana / Casa de Banho D. João VI, o Projeto de Recuperação do Conjunto Documental da Cidade de São João Marcos e os projetos de Educação e Difusão do Museu da Justiça /TJRJ. Atuou como pesquisadora do Programa de Estudo dos Povos Indígenas/UERJ para o desenvolvimento de Museus Indígenas e foi consultora UNESCO/REMEC para a área de Educação Patrimonial. Atua como museóloga na Casa de Cultura/Museu Histórico de Maricá desde junho de 2022. Desenvolve pesquisa sobre Sistemas Alimentares como circuitos de educação e memória.

Sabina Simon (UFRJ)

Sabina Simon (Barcelona, 1980), é pesquisadora em arte-ciência com foco na regeneração ambiental no Brasil. Idealizadora e diretora do AderivaLab, espaço de residência e criação de projetos de arte-ciência que ampliam diálogos com e para a água, localizado em Maricá-RJ. Doutoranda em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ, 2024), é Mestra em Estudos Contemporâneos das Artes (IAC-UFF, 2022), licenciada em Artes, Design e Fotografia em Barcelona e Nova Iorque. Tem participado em conferências internacionais e seminários sobre arte-ecologia, e conta com exposições no Chile, Brasil, Espanha, Portugal e Áustria, entre outros.